Hoje, a renovação de conceito e espaço das modernas livrarias deixou todas com cara de Café Literário, lugares que, pelo conforto que oferecem, dificilmente vê o seu cliente sair de mãos vazias. Essa sedução, entretanto, não acontece apenas pela boa seleção de títulos, mas pelo trabalho inteligente das editoras, que aprimoraram a matéria-prima dos seus produtos, multiplicaram os lançamentos e atualizaram seus layouts.
Além disso, o mercado livreiro assumiu a responsabilidade de atender a várias classes sociais, lançando obras em versões para todo tipo de orçamento pessoal: exemplares de bolso, de papel reciclado, de capa dura, de capa mole, para colecionadores, livros importados de alto a baixo custo etc. Há hoje muito mais livros em promoção, editoras mais populares, com preços acessíves a muito mais pessoas do que há 10 anos atrás, quando o livro era, de fato, um artigo de luxo. A consequência disso foi o aumento de leitores no país, segundo pesquisa conduzida pelo Ministério da Educação, em 2011.
No Brasil, hoje, 55% da população lê livros. A média de leitura por habitante subiu de pouco menos de 1 para 4,7 livros por ano, desde o ano 2000, o que representa um passo que se aproxima aos poucos o dos países de primeiro mundo, que têm média de leitura de aproximadamente 7 livros por habitante ao ano. O dado curioso dessa pesquisa é que, por estranho que pareça, num país com índices alarmantes de educação, a intelectualização do povo através da leitura de livros cresce continuamente a cada ano há pelo menos 10 anos.
A Livraria Epígrafe, no CEAEC (Centro de Altos Estudos da Consciência), localizado em Foz do Iguaçu, é um bom exemplo de livraria que acompanha o fluxo da modernização de espaço, aliando conforto e uma primorosa seleção de obras. Os sócios Ernani Brito, Rosemary e Giselle Salles já planejam a ampliação da livraria, que começa este ano, com um projeto arrojado para deixar o point ainda mais obrigatório. Ernani Brito recebeu na Epígrafe a equipe do Blog da Livraria IIPC RJ para falar sobre o papel do livreiro, a função da livraria hoje em dia e o seu critério (rigoroso) usado para a seleção de produtos.
Imagens: http://www.epigrafeeditorial.com.br/contato.html
CONTATO: Livraria Epígrafe
(45) 3535 0867
Gostaria de registrar minha supresa pelas atitudes irreverentes e maldosamente despojadas de um messias que perdeu a mediunidade, e a memória, quando critica impiedosamente homens bons como Chico e Kardec, depois de ter psicografado sozinho CONDUTA ESPÍRITA. E minha prfunda admiração por ver tantas pessoas dando ouvidos a um missionário que fracassou na sua missao. Waldo Vieira, voce é um covarde ingrato com a Doutrina que Jesus te responsabilizou. Lembre-se que sua aparencia messianica, seus cabelos e barbas encanecidos, seu porte que mais se assemelha ao Mago Merlin, não te livraram da verdade, quando o veu da morte te descerram outros mundos. Voce é patético Sr.Waldo Vieira.
ResponderExcluir